estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...

estamos no Facebook com mais de 18 000 imagens do Glorioso SLB...
tens imagens com o símbolo do SLB? 'colunadaguiasgloriosas@gmail.com' (clicar imagem)

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...

ser benfiquista acima de tudo e mais alguma coisa...
Usar o nosso SÍMBOLO/EMBLEMA como COSME DAMIÃO! (clicar imagem)

SPORT LISBOA E BENFICA! (clicar imagem)

bandeiras com os nossos símbolos dão sempre num grande BENFICA!

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)

As claques do Benfica deviam ter a imagem do Rei Eusébio(clicar)
e se lhe juntassem o SÍMBOLO do GLORIOSO nos seus LOGOS seria MARAVILHOSO...

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....

Já que o Expresso, Record, SICN e CMTV abafaram o ESCÂNDALO....
Cliquem na imagem para se saber alguma coisinha...

o braço amado do slb! mística sempre!

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?

Onde ANDAM AS BANDEIRAS DO BENFICA?
Onde ANDA a MÍSTICA do GLORIOSO SLB?

O BENFICA DE WEIGL É UM ATENTADO À MEMÓRIA DO NOSSO DEUS!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!

LAGARTO QUE AFUNDOU O FUTEBOL DA MAIOR INSTITUIÇÃO PORTUGUESA!
(clicar imagem) Com a sua MISERÁVEL MENSAGEM ao MERCADO!

para o ano é a décima! vivó BENFICA!

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...

HOMENAGEAR O NOSSO TONI...
com o BI/39 porque ele MERECE TUDO do BENFICA!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!

a CLASSIFICAÇÃO É UMA FARSA TOTAL!
NÃO há VERDADE DESPORTIVA à 7ª Jornada!(clicar)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)

REGRESSO DO CAMPEONATO...(clicar imagem!)
é o REGRESSO do ESCANDALOSO COLÃO ao LEÃO!

o momento decisivo do campeonato! vamos slb!

até quando o colão ao dragão e leão?

até quando o colão ao dragão e leão?
Ninguém pede a demissão dele? (roubos actualizados, cliquem)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

a Pré-Época vista pelo grande benfiquista João Tomaz do 'Benfiquista Desde Pequeninos'.....

isto é que é discutir e analisar a equipa do Benfica sem rodriguinhos e fogo-de-artifício, ora leiam aqui em baixo o post deste grande benfiquista que põe sempre os interesses do Benfica acima de pseudo-estrelas sejam elas quais forem........

João Tomaz disse...

De tanto serem repetidas, há palermices que se tornam axiomas para a maior parte das pessoas. Grassa por aí a ideia de que o Benfica é, para os benfiquistas, campeão da pré-época todos os anos.

Esta ideia tem sido repetida até à exaustão, incluindo por elementos do próprio staff do nosso clube e até jogadores houve já que falaram sobre a necessidade de refrear os ânimos.

Escrevo por mim mas penso que é extensível aos restantes elementos deste blog a julgar pela sua escassa participação após as eleições. O entusiasmo, por aqui, é curto!

Não porque não acredite que até temos um plantel com algum potencial mas porque, neste momento, identifico muitas das lacunas que tenho observado nos últimos anos.

Olhando para o plantel do Benfica constato que, na baliza, continuamos com três bons guarda-redes mas nenhum que dê garantias de grande segurança.

Qualquer deles é bom guarda-redes se bombardeado ou com uma grande defesa à frente mas nas situações normais é quando sobressai a sua pouca categoria. É a bola defendida para a frente, a má saída num cruzamento, a hesitação no último momento, etc.

Alguém tem uma opinião definitivamente formada sobre quem é o melhor GR do Benfica? Infelizmente não a tem por serem todos muito bons…

Na defesa, penso que estamos bem servidos no centro.

Do lado direito temos um titular indiscutível, regular, lutador, corajoso inteligente e… pouco mais. Do lado esquerdo e no banco para o lado direito temos 3 jogadores que ninguém pode, honestamente, garantir se prestam. São, neste momento, na mais encantadora das hipóteses, umas incógnitas.

No meio campo, temos uma quantidade assombrosa de jogadores normais.

O Ruben Amorim, por exemplo, que nem percebe o quanto se prestou ao ridículo quando afirmou que já nem sabe qual é sua posição dentro de campo quando questionado sobre a sua inadaptação aos diversos lugares que lhe foram confiados, é incapaz de acrescentar algo ao jogo que o comum dos mortais recorde no dia seguinte.

É do tipo de jogadores que os treinadores afirmam que fazem coisas que mais ninguém faz mas, normalmente, não fazem as coisas que qualquer jogador banal faz… Mas até gosto do Ruben Amorim e reconheço-lhe uma enorme utilidade no plantel mas jogadores como o Carlos Martins ou o Yebda, infelizmente, acho que existem uns 60 no campeonato nacional.

Por aferir está o valor do Ramires. Todos dizem que é excelente mas ainda não vi nada. Isto é, ainda não vi nada com a camisola do Benfica.

Vi-o jogar pouquíssimas vezes, bem e mal pela selecção do Brasil e mal pelo Cruzeiro mas obviamente que estou entusiasmado com a sua contratação e acredito que será uma mais valia no nosso plantel até porque, contrariamente ao que já li por aí, não estou à espera de um jogador que vá resolver jogos ou que faça jogadas de levantar o 3º anel.

Espero apenas alguém que se vá fartar de correr, pressionar muito e bem, fechar espaços no seu lado, dar agressividade à equipa, jogar simples, rápido e bem. No fundo acabei de descrever o Ruben Amorim mas muito bom.

Fala-se também do David Luiz para posição “6” mas tenho sérias dúvidas que consiga defender (e não estou a gozar).

Depois há o Di Maria e o Fábio Coentrão que são, a meu ver, jogadores iguais: Fabulosos tecnicamente, muito rápidos, com um enorme potencial mas, talvez apenas pela idade, muito irregulares, inclusivamente, ao longo de um jogo.

Finalmente, a peça fulcral do jogo ofensivo da nossa equipa, o Aimar, cujo talento é inegável mas que está por provar se terá velocidade e ritmo para sobreviver às marcações impiedosas no nosso campeonato. Tem estado bem, é verdade, mas lembro-me sempre dos inícios de época do Zahovic….

No ataque, além da titularidade mais do que merecida do Cardozo, contratámos o Saviola que acredito poder vir a ser a figura do campeonato.

Mas, se houver lesões, lá estaremos nós entregues ao Nuno Gomes que, não obstante o seu benfiquismo adquirido, está cada vez pior como jogador de futebol. Dizem-me que marcou muitos golos e que é um símbolo mas, muito sinceramente, o Benfica tem verdadeiros símbolos que marcaram muitos golos na sua história e nenhum deles, à excepção do Simão, tem capacidade para vestir a camisola do nosso clube no presente, nem sequer o Eusébio e muito menos o Nuno Gomes.

No entanto, esta análise céptica do nosso plantel ignora o seguinte: O mais importante é criar uma dinâmica de vitória. Nesse caso, a vulgaridade de alguns dos nossos jogadores será absorvida pela qualidade colectiva. Três ou quatro vitórias depois, um mau passe do Carlos Martins, um falhanço inacreditável do Nuno Gomes, uma palermice do Quim ou uma tontice do Yebda cairão no esquecimento da posição ocupada na tabela classificativa.

O problema é que esta é fortemente condicionada pelas arbitragens, as quais são fortemente condicionadas pelos observadores da Liga. E estes são fortemente condicionados por quem os lá colocou. Assim como a quantidade exorbitante de jogadores e treinadores colocados pelo porto em muitas das equipas do nosso campeonato.

O que fazer? Jogar muito à bola e não virar a cara à luta.

Em duas palavras?

À Benfica!

Entusiasmo?

Qualquer que seja a camisola do Benfica numa competição desportiva entusiasma-me…

p.s.
Tenho gostado do Jorge Jesus e penso que estamos a reunir as condições possíveis para poder lutar pelo título. Quanto às impossíveis, resta-nos estar atentos e denunciar tanto quanto possível e necessário. Para já, a comunicação do nosso clube continua, neste aspecto, a seguir uma estratégia errada. Se eu mandasse, já tinham saído inúmeros artigos e reportagens na comunicação social sobre a necessidade de normalizar esta fantochada de haver plantéis com 5, 6 jogadores de um candidato ao título. Parece uma banalidade mas basta lembrarmo-nos do ocorrido no porto – Setúbal da época passada…

p.s.2
Acabo de ler que o Javi Garcia foi contratado. Se confirmar o que de bom se diz dele, o potencial da nossa equipa crescerá muito. Fica a faltar um avançado e um GR e continuo a achar que o Reyes seria muito útil ainda para mais nesta táctica. Quanto ao dinheiro, logo se vê...

o post de hoje do João Tomaz do 'Benfiquistas Desde Pequeninos'......

o blogger João Tomaz está em 'forma bloggística' desportivamente falando o que não acontece com o Sporting que como todos nós temos visto ainda não está em forma embora Twente e mal.....:)

o JT acaba o post a dizer que falta um avançado e um GR o que eu concordo e acrescento apenas um extremo-direito experiente e rato como era o Geovanni(eu ia buscar o brasileiro outra vez...)

o JT é um tipo porreiro porque com um post destes eu agora só venho aqui escrever(embora sem a sua qualidade na escrita) amanhã terça-feira:).....

E Pluribus Unum!

Força Benfica!

1 comentário:

dezazucr disse...

O que ele diz já eu tinha mencionado no post euforia, qual euforia?.
Eufóricos só os jornais. Há muitas coisas que nos impedem de ser campeões. Factores que tão cedo não conseguiremos controlar como as arbitragens e a passividade exibida pelos adversários quando jogam com o porto, mas mesmo nos que conseguimos controlar, continuamos sem laterais decentes, um guarda-redes à prova de dúvida, daqueles que valem jogos e um 3º avançado para quando o Saviola ou o Cardozo se lesionarem ou fôr necessário mexer no jogo da equipa.